17/09/10

A VANGLÓRIA

VISTA POR SANTO AGOSTINHO "IN CONFISSÕES"

«Sou necessitado e pobre, e o melhor que há em mim é aborrecer-me a mim mesmo entre os secretos gemidos do meu coração, buscando eu a vossa misericórdia até ver a minha indigência reparada e aperfeiçoada com a paz desconhecida aos olhos do soberbo.
As nossas palavras, porém, saidas da boca, e as nossas acções conhecidas dos homens, escondem uma tentação muito perigosa, originada de estima do louvor a qual recolhe e mendiga votos e pareceres alheios. A vanglória tenta-me até mesmo quando a critico em mim. Mas eu repreendo-a desse mesmo desejo de louvor.
O homem, muitas vezes, gloria-se vãmente no desprezo da vanglória. Mas, de facto, já não se pode gloriar nesse desprezo da glória, porque quando se gloria, já não despreza a glória! (1)»

»» (1) Os filósofos antigos Antístenes e Diógenes vangloriam-se de desprezar a vanglória!

By Willoughby

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é sempre bem vindo, desde que o seu conteúdo possa enriquecer os nossos conhecimentos.