07/06/11

A FELICIDADE

ONDE ESTÁ 
E EM QUE CONSISTE 
A FELICIDADE?
No nosso ponto de vista, "Ser feliz", será um sonho de qualquer cidadão que se movimenta na crosta terrestre.
Cada cidadão é feliz, por vezes um pouco à sua maneira, quando nada lhe perturba a sua consciência, está bem com tudo o que, legalmente, realiza e não tem por perto alguém que lhe aponte os seus defeitos ou o massacre com situações adversas.
"Ser Feliz" também é sentirmo-nos contentes, alegres, com as venturas  que vemos nas acções de quem está mais perto de nós.
"Sózinho" é mais difícil o ser humano ser feliz.
Ele para se sentir bem tem que ter alguém por perto que o aceite no meio de uma comunidade e que aceite também a utilidade dos seus préstimos. Ter alguém que o  estimule e lhe dê conforto nas horas mais difíceis da vida.
Podemos sentir alguma felicidade isolados, quando não temos à nossa volta quem nos imponha regras que exijam de nós outra postura que não a de uma sã convivência em sociedade. A ausência dessas exigências, permite que cada um sinta total liberdade para ocupar determinado espaço e para fazer o que muito bem entende, sem invadir a privacidade ou a propriedade dos outros.
Para "ser feliz" o ser humano tem que observar regras e direitos próprios e alheios.
Cada um só poderá ser feliz em pleno com aquilo que é seu.
Contudo, poderemos sentir outro estado de felicidade mais fraterno, quando,  não possuindo tudo aquilo de que necessitamos, vem ao nosso encontro a boa vontade dos outros. A nossa felicidade, quando recebemos, irá reatar-se com a felicidade de quem nos ajuda.
Quem vem ao nosso encontro anima-se e fica contente por poder ser útil e,  com esse gesto,  consegue aumentar também o seu estado de felicidade.
A verdadeira felicidade consegue-se quando se dá e quando se recebe.
Creditar,  enaltecendo as virtudes do nosso semelhante e desvalorizando as suas fraquezas, é pecúlio que amealhamos sempre em proveito próprio.
A nossa utilidade perante os outros deverá ser motivo de orgulho. Com isso aumentamos a  nossa felicidade.
Vivendo a pensar nos outros, estamos seguramente a contribuir para o nosso e para o bem estar do nosso próximo.
Concluímos assim que o bem estar da humanidade é um estado de felicidade, quando a felicidade é ela um estado de alma em total harmonia com tudo aquilo que nos rodeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é sempre bem vindo, desde que o seu conteúdo possa enriquecer os nossos conhecimentos.