07/05/08

A NOVA FORMA DE ROUBAR AUTOMÓVEIS

Nunca será demais estar atento a tudo o que evolui, mesmo negativamente. Nos últimos tempos temos assistido à divulgação de Notícias que nos surpreendem. A nova forma de roubar automóveis de alta cilindrada e de topo de gama preocupa toda a sociedade. Porém, a Polícia de Segurança Pública, perante a onda de assaltos que neste campo se tem verificado, difunde alguns conselhos, que ousamos transcrever, vejamos:- "CARJACKING O termo tem origem na língua inglesa e é utilizado primeiramente nos E.U.A. como &quotHIGHJACKING", que significava o roubo de viajante ou veículo em trânsito ou tomada de veículo pelo uso da força. Deve ainda realçar-se que o conceito de Highjacking abrange todos os tipos de veículos, onde se incluem barcos, aeronaves, comboios, automóveis, motociclos, etc. Mais recentemente, e devido à especificidade e aumento das acções levadas a cabo envolvendo automóveis, surge o conceito de &quotCARJACKING", ou seja, tentativa ou consumação do roubo da viatura, em que esta é retirada à vítima com uso da força ou ameaça. Relativamente a este fenómeno a PSP informa que :

  1. Quanto à periodicidade semanal, conclui-se que não existe maior ênfase ao fim-de-semana, apresentando o fenómeno uma distribuição homogénea semanalmente.
  2. O fenómeno é maioritariamente praticado no período nocturno.
  3. Este tipo de distribuição indicia uma actividade com carácter regular ao longo do ano e ao longo da semana, demonstrando tais factos que a maioria dos casos apresentam algum planeamento, aproveitando todas as condições que garantam aos suspeitos uma maior protecção e segurança na concretização dos seus intentos.
  4. A violência é claramente acentuada na prática deste tipo de crime. O recurso a armas de fogo assume particular preponderância, surgindo de seguida os casos praticados com coacção física e/ou psicológica e as ameaças com recurso a arma branca.
  5. À violência dos actos somam-se ainda os casos em que as vítimas permaneceram sequestradas nos veículos na companhia dos suspeitos e por estes maltratadas para darem informações sobre os códigos dos seus cartões de multibanco e telemóveis bem como ficarem despojadas de outros bens.
  6. O escalão etário dos suspeitos surge com maior percentagem entre os 25 e os 44 anos de idade.
  7. O carjacking é levado a cabo maioritariamente na via pública, a estacionar ou a sair do estacionamento. A vítima é abordada tanto dentro como fora do carro. No entanto, surgem também, em menor escala, casos de bloqueio do veículo com outras viaturas, situações de paragem em semáforo e simulação de colisão.
  8. Mais de 70% dos carros roubados são recuperados.
  9. As vítimas foram sobretudo homens que se deslocavam sozinhos e, na maioria dos casos, com idade superior a 44 anos.
TENHA EM CONTA O SEGUINTE :
  • Ao aproximar-se do veículo, deve ser prestada a máxima atenção a tudo o que o rodeia. Se forem observadas pessoas ou viaturas suspeitas, não deve dirigir-se para a mesma mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais.
  • Para estacionar o veículo deve observar-se o referido no ponto anterior, tentando ainda, sempre que possível, evitar estacionar em locais ermos e/ou com fraca iluminação.
  • Sempre que possível, deve ser evitado demonstrar a intenção de entrar ou sair do veículo, não devendo ser exibidas as chaves ou o controlo remoto do mesmo.
  • Deve sempre conduzir com as portas fechadas e os vidros da viatura subidos.
  • Se tiver telemóvel, tenha a garantia que tem a bateria carregada e leve-o sempre consigo.
  • Preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue via 112.
  • Procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-á espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade.
  • Se for abordado por um ou mais indivíduos estranhos e suspeitos procure fugir com a viatura e utilize os sinais sonoros para atrair atenções.
  • Em algumas das situações os suspeitos de carjacking podem dar um pequeno toque na sua viatura (simulação de colisão). Caso isto aconteça, e não se sinta seguro no local onde se encontra, não sai da viatura para inspeccionar os danos. "procure, caso a colisão seja mínima, sair de imediato do local, ligue as luzes de emergência da sua viatura ("piscas") e conduza de modo seguro até uma estação de combustível ou até uma esquadra de polícia ou outro local onde se sinta em segurança.
  • Podem haver situações em que os suspeitos lhe fazem sinais alertando-o para um qualquer falso problema na sua viatura (pneus, portas, etc.). Nestes casos, procure certificar-se se o problema realmente existe num local onde se sinta seguro.
  • Se for vítima de carjacking não resista. Logo que possível , e em segurança, ligue via 112 e procure auxílio.
  • Procure, na medida do possível, memorizar todas as características fisionómicas dos suspeitos, tipo de roupa que vestem, meios utilizados, pronúncias, sotaques, viaturas em que seguiam, etc. "
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário

    O seu comentário é sempre bem vindo, desde que o seu conteúdo possa enriquecer os nossos conhecimentos.