09/01/09

BEIJÓS E A CULTURA

PORTUGAL, A EUROPA E A ÁSIA NO SÉCULO XXI 

PORTUGAL, A EUROPA E A ÁSIA NO SÉCULO XXI

22 Janeiro

ENCONTROS DA ARRÁBIDA

PORTUGAL, A EUROPA E A ÁSIA NO SÉCULO XXI

 

Seminários Mensais de Investigação

Coordenação: Constantino U. Xavier, (docente no Departamento de Estudos Políticos, Universidade Nova de Lisboa, investigador no Instituto Português de Relações Internacionais IPRI-UNL)

 

PISO 4

Datas: 22 Janeiro, 26 Fevereiro, 26 Março e 23 Abril.

Horário: 14.15-18.00

 

Preço: € 25,00/seminário; € 80,00/4 seminários (50% de desconto a estudantes)

Nº participantes: Máx. 40

 

Entre os alarmistas que anunciam o fim do mundo ocidental perante o “grande século asiático”, e os cépticos que negligenciam o impacto das transformações a Oriente, torna-se necessária uma análise sóbria e informada sobre os reais desafios e oportunidades que a Ásia representa para os interesses portugueses e europeus, bem como para a estabilidade e segurança mundial.

 

No âmbito do projecto “Portugal, a Europa e a Ásia no Século XXI”, o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-UNL), com o apoio da Fundação Oriente, organiza uma série de quatro seminários que reúnem vários investigadores portugueses que se têm debruçado sobre as dimensões políticas e económicas da Ásia, com particular ênfase para as questões de política externa e segurança internacional envolvendo a China e Índia e outros espaços regionais de crescente importância estratégica, incluindo a Ásia Central, do Nordeste e Sudeste.

 

Os seminários visam assim estimular e alargar em Portugal um debate crítico, já em estado avançando noutros países europeus, sobre uma região do mundo que assume uma importância central para a futura estabilidade internacional.

 

Formato: Com uma sessão em cada mês (tardes de Quinta-feira), os seminários realizam-se entre Janeiro e Abril e assumem um formato interactivo, em que os investigadores apresentam comunicações breves e incisivas, muitas vezes recorrendo à projecção de gráficos e dados, debatendo depois os seus conhecimentos especializados com os participantes.

Este ciclo de seminários é dirigido a um público com um interesse específico pela Ásia, incluindo investigadores, diplomatas, jornalistas, empresários e decisores públicos e privados, bem como a estudantes e ao público em geral.

Cada seminário inclui as comunicações de quatro investigadores, divididos em dois painéis presididos por um moderador convidado. Todos os participantes inscritos receberão, com uma semana de antecedência e por via electrónica, resumos alargados de cada comunicação, bem como informação biográfica sobre os oradores intervenientes. Entre ambos os painéis realiza-se um coffee-break que permite aos participantes contactar de forma mais informal com os oradores, trocar e aprofundar conhecimentos sobre as suas respectivas áreas de interesse.

ORGANIZAÇÃO: Instituto Português de Relações Internacionais, Universidade Nova de Lisboa (IPRI-UNL).Apoio da Fundação Oriente/Museu do Oriente.

CERTIFICADOS

Os participantes podem requerer um certificado de participação emitido conjuntamente pelo IPRI (Universidade Nova de Lisboa) e pela Fundação Oriente, para qualquer um ou para o conjunto dos quatro seminários.

 

PROGRAMAS


22 Janeiro

14:15 – Uma nova Ásia

Moderador: João de Deus Ramos (Fundação Oriente)

Os Estados Unidos podem continuar a ser uma potência asiática?  Carlos Gaspar (IPRI-UNL)

Ásia – o novo epicentro da geopolítica mundial?  Luís Tomé (Universidade Autónoma de Lisboa)

16:15 – A emergência chinesa no hemisfério sul

Qual a real profundidade estratégica da China na América Latina?  Susana Moreira  (Johns Hopkins University)

O impacte para o sistema normativo internacional da aposta chinesa na cooperação Sul-Sul: Um desafio às normas vigentes? Carmen Amado Mendes (Universidade de Coimbra)


26 Fevereiro

14:15 – Índia: reconfigurando a vizinhança regional

Moderador: Marcello Duarte Mathias

Dos Himalaias ao oceano: sobreviverá a Índia ao cerco estratégico chinês? Constantino Xavier (IPRI-UNL)

Quais as novas estratégias e parcerias económicas regionais de Nova Deli? Eugénio Viassa Monteiro (AESE - Escola de Direcção e Negócios)

16:15 – O processo de globalização na Ásia

Moderador: Narana Coissoró  (Instituto do Oriente, ISCSP-UTL)

As estratégias europeias e as relações UE-China num contexto de recessão económica global: o fim da parceria estratégica? Miguel Santos Neves (Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais)

O impacte da crise financeira global na Ásia: a vingança do Estado? Luís Mah (Campanha do Milénio das Nações Unidas)

EUA na Ásia: pode o Ocidente alastrar até ao Índico e Pacífico? Henrique Raposo (Instituto da Defesa Nacional / IPRI-UNL)


26 de Março

14:15 – Os gigantes e a segurança energética

Moderador: Moisés da Silva Fernandes (Instituto Confúcio – Universidade de Lisboa)

O novo contexto geopolítico da Índia de uma perspectiva energética:  Que desafios para a próxima década? Ricardo Soares de Oliveira (Oxford University)

Prospectiva da segurança energética chinesa:  Que dilemas no plano interno e externo? José Manuel Félix Ribeiro e Fátima Azevedo (Departamento de Prospectiva e Planeamento, Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional)

16:15 – Ásia Central e Afeganistão: o heartland geopolítico ressuscita Moderador: José Manuel Duarte de Jesus

Assimetrias e jogos de poder na Ásia Central:  (Des)construção de (in)seguranças? Maria Raquel Freire (Universidade de Coimbra)

Militares, militantes e mullah’s:  poderá a comunidade internacional “vencer” no Afeganistão? Daniel Pinéu (Universidade de Gales – Aberystwyth)


23 de Abril

14:15 – China: política interna e poder militar externo

Moderador: Heitor Romana (Instituto do Oriente, ISCSP-UTL)

China: Direitos do Homem ou Direitos do Cidadão? Raquel Vaz-Pinto (Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica de Portugal)

A sucessão e a promoção política no âmbito das reformas na RPC: uma concessão democrática ou um equilíbrio interno de forças? Hernán Leandro Amado (Diplomata MNE –a  confirmar)

O Exército Popular de Libertação e a cooperação militar regional:  um dos pilares da ascensão/desenvolvimento pacífico da China? Alexandre Carriço (Academia Militar)

16:15 – Novas dinâmicas regionais: o Nordeste e o Sudeste asiático Moderador: Bernardino Gomes (IPRI-UNL)

O dilema das classificações regionais:  Timor-Leste fica no Sudeste Asiático ou no Pacífico Sul? Nuno Canas Mendes (Instituto do Oriente, ISCSP-UTL)

Os gigantes e o anão nuclear:  Quais as estratégias dos EUA e China face à Coreia do Norte? Nuno de Santiago Magalhães  (University of Cambridge)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é sempre bem vindo, desde que o seu conteúdo possa enriquecer os nossos conhecimentos.