25/01/10

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ - PORTUGAL

CONSTRUÍDO NO PONTO MAIS ALTO DE NAZARÉ COM UMA SINGULAR VISTA SOBRE A CIDADE



»» Ao mesmo tempo que íamos escutando a Lenda do Sítio, na Bela Cidade de Nazaré, contada vezes sem conta aos visitantes, fomos admirando o traçado em pedra do belo Santuário e dele colher as imagens que divulgamos.


»» Com a lenda terá chegado o Santuário.






A LENDA
" ... Na manhã de 14 de Setembro de 1182, Dom Fuas Roupinho, que se encontrava a caçar a cavalo nos montes de Nazaré, perseguiu um veado. Formou-se um forte nevoeiro e, inesperadamente, viu-se sobre o precipício, numa altitude de mais de 100 metros. Numa gruta, ali, havia um altar com uma imagem de Nossa Senhora a amamentar. Na queda para a morte eminente, D. Fuas terá gritado a pedir ajuda à Virgem e, então, o seu cavalo estantou com as patas traseiras já sobre o bico do rochedo, não chegando a cair na ravina... (Podemos ver tudo aqui).  









««« No sítio onde se terá dado o presumível milagre foi contruida a capelinha da Nossa Senhora da Memória, lugar que ficou vulgarmente conhecido por Sítio.







»»» Do monte onde se situa a Capela de Nossa Senhora da Memória podemos observar a cidade de Nazaré, lá ao fundo, a ser beijada pelo mar, no seu extenso areal. 
O SANTUÁRIO
Mandado construir em 1377, pelo Rei D. Fernando para albergar a Imagem da Virgem e acolher os peregrinos que ali se deslocavam em Visita a Nossa Senhora da Nazaré.... 




2 comentários:

  1. Sou de Belém do Para, norte do Brasil... cidade em que temos o nosso círio no segundo domingo de outubro
    Uma festa em que recebemos pessoas de muitos lugares do mundo
    Para nós, o círio é o nosso segundo Natal.
    Quando for a Portugal novamente irei a Nazaré.. pois sou devota de Nossa senhora, a qual chamamos carinhosamente de nossa maezinha ou nossa nazi.

    ResponderEliminar
  2. Sou devota de N. Sra. de Nazaré e serei para sempre, quando for a Portugal irei visitá-la, com certeza, fui a Belém e foi realmente maravilhoso mas nunca fui ao Círio, que pena...

    ResponderEliminar

O seu comentário é sempre bem vindo, desde que o seu conteúdo possa enriquecer os nossos conhecimentos.