30/05/10

OS MEUS OLHARES NO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS - LISBOA > I

O MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS REPRESENTA O INSTANTE MAIS ALTO DO ORGULHO DE SER PORTUGUÊS


"Mandado construir por D. Manuel I, para festejar a descoberta do caminho marítimo para a Índia foi o culminar de um plano nacional que haveria de fazer deste pequeno reino um dos centros nevrálgicos da economia europeia.
Construído no antigo areal do Restelo, à beira do Tejo, o mosteiro foi parcialmente destruído durante o terramoto de 1755, que, no entanto, poupou a igreja.
Só pode entender a mensagem dos Jerónimos quem conhecer o tempo em que o monumento foi feito. A hora era de júbilo intenso. Representa o instante mais alto do orgulho de ser português. A viagem de Vasco da Gama podia fazer deste pobre reino, que o destino encravou como uma unha numa esquina estéril do planeta, um dos centros nevrálgicos da economia europeia. E não era um desfecho ocasional e feliz de uma aventura temerária. Era o ponto de chegada de um projecto de sucessivas gerações, iniciado pelo Infante D. Henrique cerca de 80 anos antes. É esse o "Hurra!" que os Jerónimos exclamam, é esse o Te Deum Laudamus que as pedras cantam." (...)
(By JHS in L.H.de Portugal > SRD)

1 comentário:

O seu comentário é sempre bem vindo, desde que o seu conteúdo possa enriquecer os nossos conhecimentos.