03/12/09

AUTOMOBILISTAS PREVENIDOS ...


CONVÉM ACTUALIZAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS!
Por muito que saibamos há sempre qualquer coisa que nos escapa. Se este mundo tivesse menos malabaristas, seguramente que toda a gente vivia melhor e mais despreocupada.
Assim, somos obrigados a estar atentos a tudo o que se passa à nossa volta e a confiar menos em certas condutas que, à partida, poderão parecer-nos fiáveis e, mais tarde... já não há remédio e sujeitamo - nos a ficar com problemas e responsabilidades que poderiam ser minimizados ou resolvidos por quem de direito, em devido tempo e no respectivo espaço. 

Mediadora Seguros Fidelidade Mundial escreveuàs 5:13 de 24 de Junho de 2009
Como sabem, para quem anda nas Auto-estradas, às vezes aparecem
objectos estranhos nas mesmas, como peças largadas por outros
veículos, objectos de cargas que se soltam e até animais... coisas que
não deveriam acontecer porque as concessionárias são responsáveis pela
manutenção. Estas situações provocam acidentes e danos nos nossos
veículos, contudo se isto vos acontecer (espero que não) exijam a
presença da brigada de trânsito.
Os meninos das auto-estradas vão dizer que não é preciso porque eles
tratam de tudo... no entanto e conforme a *Lei 24/2007 , a qual define
os direito dos utentes nas vias rodoviárias classificadas como
Auto-Estradas Concessionadas *...(tendo em atenção o Art º 12º nº 1 e
2), vocês só podem reclamar o pagamento dos danos à concessionária se
houver participação das autoridades! É uma técnica que as
concessionárias estão a utilizar para se livrarem de pagar os danos
causados nos veículos.
Por isso, se tiverem algum percalço por culpa da concessionária,
*EXIJAM A PRESENÇA DA AUTORIDADE*, não se deixem ir na conversa dos
senhores da assistência os quais foram instruídos para dizer * 'agora
somos nós que tratamos disso e não é preciso a autoridade'*.
* Isto é pura mentira! Se não chamarem as autoridades, eles não são
obrigados a pagar os danos e este é o objectivo deles! *
* Façam circular esta informação, pois já nos chega pagar valores absurdos
pelas portagens quanto mais sermos enganados desta maneira! *
Boas viagens!



13/11/09

DIA MUNDIAL DA DIABETES

A 14 de Novembro comemora-se o dia Mundial da Diabetes. Na Edição nº. 403, do Ano VIII, da Dica da Semana, encontrámos um texto maravilhoso sobre esta doença crónica, com explicações das razões do seu aparecimento e sobre a foma de minimizar os problemas que ela possa desenvolver.

Será sempre bom um maior esclarecimento sobre o que devemos fazer e sobre a alimentação que devemos adoptar.
Tudo vem muito bem explicado, por isso não será necessário outro esclarecimento.
Nós somos adeptos das caminhadas e parece-nos que vamos no bom caminho, porque, infelizmente, esta doença também nos acompanha.

31/10/09

9 - POR LINHAS TORTAS ... ALÍPIO E UM ROUBO

"Retinha Alípio, contudo, a sua memória este facto, como remédio para o futuro. Lembro-me de outro caso que lhe sucedeu quando andava em Cartago a estudar, sendo já meu discíplo. Estava no Foro, ao meio dia, a pensar numa declamação que devia fazer como exercício, segundo o costume dos estudantes, quando permitistes que os guardas do Foro o viessem prender como ladrão. Parece-me que permitistes isto, meu Deus, só para que aquele jóvem, tão grande no futuro, começasse já a aprender que, ao julgar uma causa, o homem não deve condenar a outro com facilidade e crueldade temerária.
Foi o caso que enquanto ele passeava sozinho diante do tribunal, com as tábuas e os estiletes (17), um jovem estudante, o verdadeiro ladrão, trazendo escondida uma machada, entrou, sem ele notar, pelas grades que rodeiam a rua dos banqueiros e começou a cortar o chumbo.
Ouvindo o barulho das machadadas, os banqueiros que estavam em cima começaram a gritar e mandaram gente prender quem encontrassem.
O ladrão, ao ouvir os gritos, escapou-se e deixou a machada, porque temia ser apanhado com ela na mão. Alípio, que o não tinha visto entrar, sentiu-o sair e fugir apressadamente. Desejando saber o motivo, entrou no terraço. Ao ver a machada, pegou nela e examinava-a admirado quando chegaram os guardas. Encontraram-no só, segurando a machada cujo barulho os tinha posto alerta. Acorreram, prendem-no e levam-no, gloriando-se, diante dos habitantes do Foro reunidos, de terem apanhado o ladrão em flagrante. Já o iam a entregar à justiça. Mas a lição devia ficar por aqui, poraue Vós, Senhor, socorrestes imediatamente a inocência de quem éreis única testemunha. Quando o conduziam à cadeia ou ao suplício, saiu-lhes ao encontro um arquitecto encarregado da direcção suprema dos edifícios públicos. Ficaram os guardas satisfeitos por encontrarem este magistrado que suspeitava serem eles os autores dos roubos do Foro. Agora poderia enfim reconhecer por quem eram cometidos.
O arquitecto tinha visto várias vezes Alípio em casa dum senador a quem frequentemente visitava. Reconhecendo-o, apertou-lhe a mão, afastou-o da turbamulta e perguntou-lheo motivo de tamanha desgraça. Ouvindo o que se tinha passado, mandou àquela multidão tumultuosa, que ali estava ameaçadora e fremente, que o seguisse. Chegaram a casa do jovem que praticara o roubo. Estava à porta um escravo, tão novo ainda que, sem medo do senhor, podia facilmente revelar tudo. Este escravo tinha acompanhado o jovem no Foro. Alípio reconheceu-o e declarou-o ao arquitecto. Este mostrou-lhe a machada, perguntando-lhe de quem era: - «É nossa», respondeu imediatamente o escravo. Interrogado, manifestou o resto.
Deste modo, o processo foi transferido para esta casa, ficando confundida a multidão que já começava a triunfar de Alípio. O futuro dispensador da vossa palavra e juiz de tantas causas na vossa Igreja (18) saiu assim experimentado e instruído."
_________________________________
(17) - Os romanos escreviam em tábuas enceradas. Alípio trazia tábuas e estilete para escrever.
(18) Alípio foi mais tarde Bispo de Tagaste.
_________________________________
In Confissões de Santo Agostinho.

30/10/09

O DISTRITO 9

2009.10.21 - PORTIMÃO

Um dia tão especial merecia ser passado bem acompanhado e ser ocupado com alguma coisa que me fizesse sair da rotina e que me enriquecesse culturalmente.
Disso fui à procura. Todavia, a minha decisão não terá sido a melhor. No Centro Comercial Continente, em Portimão, fui ver o filme "DISTRITO 9", na esperança de obter o tal enriquecimento. Nada disso. Consegui desaprender alguma coisa do que já sabia. Um filme nogento, para maiores de 16 anos. Na sala estivemos quatro pessoas. Não ganharam para a cera, mas talvez que tenham feito mais dinheiro do que aquele filme vale. Em meu entender, apesar de dois analistas do DN o terem calssificado com ** e ***,  é uma grande barretada, com tantos gafanhotos a mostrarem maiores habilidades do que os humanos.
O que consegui reter depois do filme, foi que, nos tempos que correm, convém aprofundar mais o enredo, antes de nos decidirmos pelo investimento.
Fiquei a perder!

10/10/09

OS MEUS OLHARES » DEPOIS DAS NOTÍCIAS

SORTELHA - ALDEIA HISTÓRICA 2009.OUT.03 - Fomos de novo à procura desta preciosidade no alto entre aqueles rochedos. O lugar imponente. Jamais nos cansamos de visitar esta Bela Aldeia. As notícias que, no mês de Agosto, nos chegaram pela comunicação social entristeceram-nos. Aproveitámos a estadia na Covilhã, para, com os nossos olhos, vermos as consequências do incêndio que devastou aquela zona. As imagens são tristes e criam uma onda de revolta nos visitantes, perante as mãos criminosas que se dispõem a estragar as nossas florestas, uma das melhores coisas de que ainda dispomos em Portugal. A paisagem ficou completamente destruída, a qual irá demorar muitos anos para se recompor. http://

15/09/09

FAZER AMIGOS

AMIZADE E LEALDADE Logo pela manhã corres a lamber-me as mãos, para me cumprimentares. Estes teus carinhos são maravilhosos. Como sabes usar a tua humildade para me convenceres? És persistente, teimoso. Mesmo sabendo que não gosto que andes atrás de mim, tu não desligas. Estás sempre atento aos meus passos, para me seguires. Se pressentes qualquer gesto para evitar que vás comigo, ficas parado à espera que eu ande alguns metros, para, silenciosamente e meio disfarçado, ires seguindo, até me apanhares em local onde já não possa mandar-te embora. Como sabes lidar com cada situação que te é adversa. Permaneces à porta da garagem, para que eu não saia sem que dês conta. Com a tua persistência estás a impor-me a tua amizade. Enfim! Consegues convencer-me e tenho que a aceitar, porque vejo que ela é sincera. És leal. Não desistes. Depois, sabendo que eu não quero os gatos no jardim, por escavarem os canteiros e sujarem os muros brancos, estás sempre atento e, sempre que algum passa próximo de ti, dás-lhe logo uma corrida. Estou a aprender muito contigo, mas ainda não percebi porque é que vais ladrar aos calcanhares das senhoras. Tem cuidado com isso. Já viste que a tua surpresa as assusta. Qualquer dia alguma te atira com a mala à cabeça. Quando vês o Jorge foges a sete pés. Ainda que ele te traga ossos de vaca do talho, não queres nada com ele. Ele trata-te mesmo como cão, a pontapé. Apenas pressentes a presença dele foges logo a esconderes-te. Hoje ele, quando passava na rua, ia a dizer que não era necessário dizer nada que tu desaparecias logo, sinal de que não gostas nada dele. Pois! Por muito que eu não queira, teimas e eu já não tenho coragem de te mandar embora. Por vezes, quando te não vejo, já começo a sentir a tua falta.

06/09/09

HOJE É DOMINGO

Só depois de ter vestido aquela roupa domingueira para me apresentar perante a comunidade Católica que me recebe na Igreja Paroquial do Coração Imaculado de Maria me veio à ideia de que, muito embora nada se notasse, tinha prometido a mim mesmo de que não mais as usaria sem as lavar. Aquele dia 23 de Agosto de 2009, durante a tarde, na garraiada de Sangemil, foi para esquecer pela poeira que o vento fazia circular à nossa volta. Aquela situação das calças, cheias de poeira, não parava de bailar no meu subconscîente. Tantos dias já passaram e por descuido não as limpei nem as mandei limpar. São as coisas da vida, por que o mais comum dos cidadãos deste Mundo, está sujeito a passar. Por isso mesmo, antes que esquecesse de novo, nada melhor de que, libertando aquele vestuário de alguns objectos que colocara nos bolsos, estando com elas na mão... seguiram logo para a respectiva máquina e, agora, lá andam a rebolar-se alegremente, porque, quando sairem, virão lavadas e perfumadas. Um ou dois dias na sombra da garagem... talvez um cheirinho de ferro, estão prontas para voltar à lida diária.. Como tudo, cara lavada , canseira atenuada e imagem melhorada.

28/08/09

SOBRE O PERCURSO PEDONAL - Caminhadas

O PERCURSO DE MANUTENÇÃO DA QUINTA DA FONTEIREIRA - BELAS No dia 21 de Agosto de 2009, pelas 12H18, deflagrou um incêndio na Quinta da Fonteireira, em Belas, propriedade do "Belas Clube de Campo". Hoje, a minha caminhada, ainda que mais demorada porque me propus colher as imagens, foi muito mais pobre. Em vez de respirar o puro ar com os aromas de : eucalipto, pinheiro, carvalho, sobreiro, Freixo e etc., fui obrigado a cheirar as cinzas e as poeiras que o vento levantava. Tudo destruído. Enquanto não vierem as novas chuvas e não crescer a vegetação espontânea, será impensável continuar a percorrer aquele espaço. Enfim! Tenha sido com dolo ou por negligência, o crime causou danos irreparáveis para aquela floresta. Agora, com as chuvas vamos também assistir à consequente erosão.

11/08/09

GRIPE A ...

O MUNDO Que Mundo é este em que vivemos? O México... Foi o país sacrificado! A Gripe A tem como principal responsável o vírus H1N1. Que suspeitas se levantam? ----»] Há demasiadas preocupações sobre a propagação da doença. Vejamos algumas notícias: ---- » ] Como lidar com esta pandemia? Como vamos proteger-nos? Vejamos aqui alguns conselhos ---- » ]

06/08/09

OS MEUS PENSAMENTOS

Lembras-te amor?

Naquele dia em que passei pelo CC, à procura de um programa para trabalhar a fotografia.
Na realidade eu fui ali como que desinteressado.
Não sabia muito bem o que queria.
Fui à procura não sabia de quê.
Pensava passar por lojas de Informática, para aprofundar os meus conhecimentos, por forma a poder tomar uma decisão.
Inesperadamente, quando estava a olhar para um expositor, reparei que havia um desses programas, que incluia uma máquina fotográfica.
Tudo muito bem preparado, como habitual, por forma a cativar os olhares dos clientes.
Olhei, observei que funcionalidades tinha aquele programa.
Segui o meu destino, porque me pareceu não corresponder às minhas ambições.
Fui procurar outros, como não tinha muito por onde escolher, desinteressei-me e pensei: "- Não vale a pena estar a investir, porque vou ficar mal servido, para aquilo que eu quero. A máquina fotográfica não me interessará grande coisa, porque estou bem servido e não vale a pena empatar o dinheiro".
A dado momento, fizeste-me lembrar a Kathe.
Parecendo iluminares-me a minha sensibilidade, animei-me e a Kathe não abandonava o meu pensamento.
Fixaste-a em mim, alegraste-me e convenceste-me a comprar aquele programa, porque me falaste (...) naquela jovem de quem tanto gostavas.
Como viste, obtive aquela máquina fotográfica e esperei a oportunidade do encontro.
Animaste-me!
Ontem, antes de ir ao seu encontro, pensei que certamente ela não iria gostar, porque teria outras ambições.
Ocupava a minha mente um misto de alegria e tristeza, temendo alguma desilusão, perante alguma reacção menos satisfatória para mim.
Por outro lado, como outrora quando me inspiravas confiança com aqueles teus gestos maravilhosos, chegava a alegria de poder contar com o teu apoio.
Bem se vê que, apesar de..., estás sempre por perto.
Contudo, sempre reservei alguma expectativa até ao momento certo.
Ainda a fui encontrar na cama.
A mãe disse-me que ela, quase ao meio dia, ainda estava a dormir.
Mas, porquê censurá-la quando, agora, não tem grandes preocupações?
Lá se ataviou e veio ao meu encontro.
Claro que, como viste, quando lhe disse que tinha ali um presente para ela e que queria que a usasse muito, agora durante as férias, aqueles olhos, esbugalhados, quase lhe saltaram das órbitas.
Então, ainda lhe confessei a minha expectativa e o receio de não lhe proporcionar a alegria que eu tanto ansiava.
Mas não houve dúvida de que, aquelas alegrias que nela viste sempre que lhe apareceste fisicamente com os presentes, revelou-as mais uma vez, exclamando "- Gosto muito. Que bela surpresa..."
Obrigado meu bem, por continuares comigo!

04/08/09

CINCO ANOS DEPOIS > SAUDADES

CIDADE DE AGUALVA-CACÉM «« - Igreja Paroquial de Agualva Amanhã, dia 05 de Agosto de 2009, pelas 09H00, nesta Igreja, no 5.º aniversário do seu falecimento, será celebrada Missa pela Alma da Nossa Querida e Saudosa Amiga,

FÁTIMA MARIA DE SOUSA E MENESES CARNEIRO DE SOUSA E FARO

03/08/09

OS MEUS OLHARES E OS MERCADOS MEDIEVAIS

Os Mercados Medievais que decorrem um pouco por vários lugares deste Portugal, oferecem-nos uma viagem ao passado. Trazem-nos momentos de alegria e de lazer. Além disso sempre se provam uns petiscos, ainda que não sejam verdadeiramente iguais aos da Época Medieval, mas sempre servem para saciar os apetites e deliciarmo-nos com os acepipes. Gostamos de estar nesses eventos, ainda que não seja possível ir a todos esses Mercados. Todavia, os nossos queridos Amigos que já por lá passaram, recomendaram-nos o de "SANTA MARIA DA FEIRA"... não resistimos e fomos dar uma espereitadela... assim---» ]

22/07/09

OS MEUS OLHOS VIRAM A IMAGEM DE SÃO BRUNO

Nunca tinha ouvido falar de S. Bruno nem reparado na Sua imagem. Ela, toda em mármore branco, la continua no seu nicho, enriquecendo o maravilhoso Palácio Nacional de Mafra, em Mafra - Portugal. Vejamos o que a história nos conta de S. Bruno--» o]

13/07/09

ACEITA A MINHA AMIZADE

"- Gosto imenso de ti. - Sou teu amigo e quero estar contigo em todo o lado. - Apareci junto de tua casa, porque o"Fofo", tão pachorrento, sempre me acarinhou. Ele corre para ti e foi com ele que eu me aproximei. Vi que eras uma pessoa boa e que tinhas sempre um bolinho para me mimares. Depois, passaste a trazer-me um copo daquelas bolachitas que tanto gosto.

Inesperadamente, a minha companheira apareceu com uma matilha atrás dela, mas a natureza é assim, nada podia ou posso fazer. Mas, mesmo daqueles que me mordiam, para correrem comigo, passaram a ser teus amigos. Foi com grande admiração que eu notei que esses também caminhavam para ti, lambendo-te as mãos carinhosamente, tal qual eu sempre fiz.
Eu sei bem que, naquele Sábado, dia 4 de Julho de 2009, me portei mal, quando me atirei àqueles bonequinhos que, junto das donas, passeavam na Avenida Humberto Delgado, em Belas, quando te propunhas colher imagens dos ranchos que, então desfilavam. Eu vi que ficaste numa situação embaraçosa e, a partir daí, tens procurado afastar-me de ti. Não me mimas com as bolachitas.
Não te aproximas nem deixas que me aproxime de ti.
Não me fazes aqueles carinhos que outrora me deliciavam e que revelavam muita amizade, para comigo. Também não tive culpa que, quando eu e a minha companheira seguíamos o teu automóvel ela se tenha descuidado e deixou que a roda de trás lhe pisasse a pata. Eu bem vi que ficaste muito chateado, mas estas coisas também acontecem aos humanos. Quantos, inadvertidamente, se terão deixado pisar por rodas de automóveis?
Gosto tanto de ir contigo às caminhadas, mas tens evitado que eu te acompanhe. Estou a sentir-me só. O meu dono nada quer saber. Não me trata, nem me dá comida. Queria tanto ter a tua amizade e não consigo convencer-te que sou realmente teu amigo.
Não sei como recompensar aquele carinho que me tens dado.
Eu não tenho outra forma de te recompensar a não ser estar próximo de ti e seguir os teus passos.
Presto-te um serviço em troca. Acompanho-te e guardo-te.
Crê que estou disposto a estar sempre contigo, porque poderás precisar da minha ajuda, quando andas sozinho por aqueles pinhais. Cada vez me sinto mais triste, porque não queria perder a tua amizade, apesar de me ralhares e não me quereres junto de ti, vês bem que eu vou seguindo de perto os teus passos.
Vou vendo como segues no teu caminho e quem é que de ti se aproxima. Hoje, tive receio. Aquele pastor alemão da GNR tentou correr para mim, se não fosse o Guarda ele tinha-me dado uma tareia. Eu, apesar de ser contra a tua vontade, encostei-me às tuas pernas, quando paraste. Vi que olhaste para mim e viste-me a tremer.
Permitiste que eu te seguisse mais de perto, a partir dali, mas, pouco depois, me disseste que não me querias próximo. Peço-te para seres tolerante para comigo.
Deixa-me ser teu amigo.
Olha que a vida de cão não é fácil!"

21/06/09

OLHANDO...

"Através das janelas que são os olhos, a alma contempla a beleza do mundo... Quem acreditaria que uma pequena amostra da Natureza poderia conter as imagens do Universo?"
By Leonardo da Vinci
_________________________
"... Se não fossem as contrariedades que enfrentou, os erros que cometeu e o sofrimento por que passou, não seria senhor da sabedoria e do conhecimento que neste momento possui. De uma vez por todas, entenda que a dor é um mestre e que o fracasso é a auto-estrada para o sucesso..."
By RSS
___________________________
Desenvolva hábitos novos...
"... Reserve tempo para estudar os seus hábitos pessoais e comprometa-se a introduzir as mudanças necessárias. A sua qualidade de vida será em grande medida determinada pela natureza dos seus hábitos. John Dryden observou que « A princípio somos nós que fazemos os nossos hábitos e depois são os nossos hábitos que nos fazem». Virgínio Woolf escreveu que «O esqueleto do hábito sustém sozinho a moldura humana»... Publílio Siro disse: «Poderoso é, na verdade, o império do hábito.»
By RSS
***********************
Escutai ...

18/06/09

ONLY THE LONELY

Há músicas inesquecíveis que, em determinado momento, nos levam ao infinito...

11/06/09

UMA CIDADE FLUTUANTE

Aquilo que os nossos olhos viram.

Resta-nos a ambição de conseguir experimentar novas andanças. Mas, com carteiras demasiado magras, vamos-nos contentando em admirar estas maravilhas do Mundo.
»»» Em 10 de Junho de 2009, nos nossos passeios, fomos surpreendidos pela presença deste Navio "COSTA LUMINOSA" ancorado na doca de Alcântara - Lisboa. Pudemos admirá-lo de longe, enquanto saboreámos o nosso humilde gelado, pensando nos € 1.300, 00, que alguns amigos nossos pagaram, por pessoa, num cruzeiro durante uma semana, passada a bordo de tão luxuoso navio.
**************************************************
Vamos avaliar aquilo que os nossos olhos viram:
Peso - 92,600t;
Comprimento - 294 m;
Largura - 32,25m;
Velocidade de cruzeiro - 21,6 nós;
Velocidade máxima - 23,6 nós.
****************************************
Dispõe de :
1.130 - cabines;
4 - restaurantes;
11 - bares;
2 - piscinas;
4 - jacuzzis;
1 - pista polidesportiva;
1 - circuito de jogging e patinagem ao ar livre;
- Tela de cinema em 4D;
- Teatro de 3 andares;
- Centro de bem-estar de 3.500m2, com ginásio, piscina de talasoterapia, salas de tratamentos, sauna e sala de vapor;
- Casino;
- Discoteca;Internet Point e biblioteca;
- Centro Comercial;
- Salas de Jogos;
- Club Squot;
- Piscina para crianças;
- Simulador de grand pix;
- Simulador de golf e área de golf ao ar livre;
- Tela gigante na área das piscinas;
- Grand Bar com pista de baile;
- Zona Play Station World;
- Squot Club com Playstation;
- Entertainment.

02/06/09

O BIG BEN PORTUGUÊS

Este relógio, o Big Ben de Portugal, marca as mesmas horas que o... ...Big Ben de Londres. 
Eles estão no mesmo Meridiano, que nos marca o GMT = Greenwich Mean Time ou UTC = Universal Time Coordinated
A Nascente da Praça Duque da Terceira (Cais do Sodré), em Lisboa, o big ben português dá-nos as horas mais certas de Portugal.
Eram 20H00, quando por ali passámos, em 16MAI2009. O Sol estava quase a despedir-se dele e de nós, evidentemente. 
Aqui... podemos ver mais!

29/05/09

UMA PORTA DE LISBOA

Naquele dia, 16 de Maio de 2009, o Sol escondeu-se e ignorou-nos em plena Praça Dom Pedro IV (Rossio). 

Não nos esquecemos de que tínhamos que regressar a casa. 
Mas outros valores e sabores vindos da Serra da Estrela, foram a tentação do fim de tarde. 
Bom vinho, bom queijo da Serra, bom pão e bom presunto. 
Claro,  jantámos logo ali, ao ar livre,  aos pés do D. Pedro, vendo as pessoas a passar por nós com a saliva a correr-lhes aos cantos da boca, com vontade de também saborearem o petisco. 
Estavamos completamente sossegados, porque a porta de saída, aliás,  a mesma por onde tínhamos entrado na Capital, era mesmo ali ao lado. 
Grande privilégio!
É muito fácil viajar de Sintra e entrar em Lisboa  sem se dar por isso.
O comboio, passando o subterrâneo de Campolide, vai mesmo levar-nos ao coração da maior cidade de Portugal. 
Maravilhoso ter a certeza de que esta porta está sempre aberta para entrar na sala de visitas de Lisboa.
Mas, a ironia do destino quis que o Titanic encalhasse neste edifício, onde irá ficar por algum tempo.  
«Estação Ferroviária do Rossio - Lisboa»
************
O MONUMENTO
» Estilo neo-manuelino. 
» A sua construção foi iniciada no ano de 1886, no reinado do Rei D. Luis - "O Popular".
» Foi inaugurada em 23 de Novembro de 1890, já no reinado do Rei D. Carlos - "O Caçador". 
» Aqui  podemos saber mais da História deste monumento. 

25/05/09

OFICIAL DE POLÍCIA - PSP > UMA CARREIRA ALICIANTE

"Caríssimo(a) cidadão (ã),
 
A PSP encontra-se numa forte reestruturação estratégica e operacional. O carácter científico da nossa actividade é a nossa prioridade e a formação o pilar onde assentamos um conceito de polícia integral que se tem repercutido por outros quadrantes europeus e mundiais, somos uma polícia global e universal! Estamos a receber as últimas inscrições para o próximo Curso de Formação de Oficiais de Polícia que acabam no próximo dia 29 de Maio e esperamos desenvolver esse Curso com pessoas dinâmicas, audazes, competentes e motivadas, por isso pedimos-lhe que seja o próximo Oficial da PSP ou que seja o nosso porta-voz para encontrarmos pessoas que aceitem este desafio. Para mais informações consultem o site da PSP."

14/05/09

PALÁCIO DA QUINTA DA REGALEIRA - SINTRA

PALÁCIO  E QUINTA DA REGALEIRA - SINTRA

Um dia destes decidimos passar pela Quinta da Regaleira, em Sintra.
Ficámos deslumbrados com a riqueza dos monumentos e dos seus jardins. 
Será um passeio a repetir, quando o Verão chegar, para desfrutarmos do fresco dos seus belos Jardins e da Serra de Sintra.
Podemos saber mais, aqui!  
Este espaço " - Constitui um dos mais surpreendentes e enigmáticos monumentos da Paisagem Cultural de Sintra. Situa-se no elegante percurso que ligava o Paço Real ao Palácio e Campo de Seteais, dentro dos limites do centro histórico. 
Entre 1898 e 1912, Carvalho Monteiro transformou-a no seu lugar de eleição, conferindo-lhe as características actuais." 
»» Se nos acompanharem por aqui, seguirão os nossos passos.  
Recomenda-se uma visita, porquanto será sempre um pouco de tempo bem passado. 

12/05/09

O CONVENTO DE MAFRA - Portugal

CONSTRUÇÃO DO CONVENTO DE MAFRA

No reinado de D. Pedro II (1683 - 1706) tinham sido descobertas, no Brasil, magníficas minas de Oiro e diamantes. Com a abundância desse rendimento, parte do qual vinha para Portugal, pode D. João V (1706-1750) realizar importantes obras que muito contribuiram para o desenvolvimento das belas artes portuguesas. 
»»»» Nessas obras se incluiu o Convento de Mafra, em que chegaram a trabalhar 50.000 pessoas. As suas Torres possuem 114 sinos. 

DAR NOVO RUMO ÀS COISAS

Este Blogue foi criado sob um lema que, em determinado momento, nos sensibilizou profundamente. 

Ainda que essa fase jamais se possa apagar, será oportuno alterar um pouco a imagem do blogue, para deixar que a vida continue noutro rumo mais animado.
Temos a convicção de que poderemos prosseguir sem nos agarrarmos tanto à Cruz que abraçámos.
Por outro lado, sobre Beijós já outros Blogues falam o suficiente, se bem que isso também nos motiva. 
Por isso, decidimos tornar esta página mais pessoal. Vamos dedicá-la aos mais variados temas ao nosso gosto, sem que tenhamos que estar vinculados a uma região ou a qualquer notícia. 

09/05/09

DE BEIJÓS > A ANGOLA - O Progresso

FMI elogia governo angolano
Fonte: VOA - EDitado por AD   
Terça, 05 Maio 2009
ImageO Fundo Monetário Internacional disse que Angola alcançou grandes progressos em estabilizar e recon struir a sua economia, mas avisou que as perspectivas de crescimento a curto prazo diminuíram significativamente. Ler Notícia

DE BEIJÓS > A ANGOLA - Militares portugueses assinaram acordo com a UNITA

Militares portugueses confirmam acordo com Unita antes da independência de Angola
Fonte: RTP - Editado por AD   
Quinta, 07 Maio 2009
ImageO MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) sempre o disse, mas os seus opositores diziam tratar-se de propaganda. Agora, oficiais portugueses confirmam: a Unita, principal partido angolano da oposição, tinha um acordo de tréguas com o exército colonial, antes da independência do país, em 1975. Ler Artigo

07/05/09

AS RECEITAS DO TEU LIVRO - Arroz de Caril

ARROZ DE CARIL
 Ingredientes:
1 Cebola;
1 Coco fresco;
1 Galinha;
Sal;
Piri-piri;
Açafrão;
Gengibre;
Arroz;
Banha de Porco.
Modo de preparar:
Numa Caçarola, pica-se uma cebola e junta-se banha de porco e vai ao lume, para a cebola alourar.
Quando a cebola já estiver loira, junta-se-lhe a galinha cortada em pedaços como para guisar.
Depois de refogada, muito lentamente, deita-se o leite do coco, previamente partido. 
À parte, em recipiente próprio,  rala-se o miolo do coco, que vai ser escaldado deitando-lhe àgua a ferver para cima e deverá ser mexido com uma colher de pau, para lhe extrair todo o seu sabor. A água do miolo do coco é filtrada por um pano fino e limpo, impedindo a passagem do miolo. 
Aproveita-se a água e o leite do coco, para juntar à galinha, acrescentando aos poucos, até ela estar cozida.   
Junta-se sal q.b.; piri-piri ao gosto, e um pouco de açafrão, que poderá ser comprado nas Farmácias ou Drogarias. 
Podemos juntar-lhe um pouco de gengibre.
.........
Este guisado em princípio apresenta um tom amarelo esverdeado, passando depois ao tom amarelo avermelhado no final. 
.........
Acompanha
Serve-se com arroz branco, cozido em água e sal, procurando que ele fique seco e solto. 
*********
BOM APETITE!

27/04/09

ANGOLA > Alerta do Banco Mundial - Ano 2009 Muito Difícil

Banco Mundial alerta para ano "extremamente difícil" da economia angolana em 2009 Fonte: Jornal de Notícias - Editado por AD Quinta, 23 Abril 2009
O economista chefe do Banco Mundial em Angola, Ricardo Gazel, alertou quarta-f eira para o ano "extremamente difícil" que a economia angolana enfrenta durante 2009 devido à crise mundial.Ler Notícia

09/04/09

PÁSCOA EM SEGURANÇA

"Caríssimos amigos, 

A PSP está desde o dia 28 de Março a reforçar o patrulhamento policial para que esta Páscoa seja mais feliz para todos vós. É o nosso desejo mais profundo que até ao dia 13 de Abril, dia em que concluiremos a nossa Operação, os cerca de 100.000 homens e mulheres que estiveram ao vosso serviço durante estes dias, tenham sido suficientes para se sentirem seguros no vosso País. Até ao momento e durante a Operação, malogramos a morte de 5 pessoas nas nossas estradas, desejamos neste fim-de-semana de Páscoa, que conduzam com precaução e cuidado, não queremos que faça parte desta trágica estatística.

Se vai sair de casa, não se esqueça de verificar se deixa as janelas bem fechadas, se tranca as portas e se retira o correio antes de sair, a PSP garante que estará atenta à vossa casa, como sendo o prolongamento da nossa Esquadra.

Boa Páscoa e se for caso disso, Boa Viagem com muita precaução!"

07/04/09

CÓDIGO DA ESTRADA - Quem paga Multas pode contestar

Código da Estrada: quem paga multas pode contestar

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional uma norma do Código da Estrada que impedia a contestação a quem pagasse a multa voluntariamente.

Segundo o Tribunal Constitucional, o pagamento voluntário da coima «impedia o arguido de, na impugnação judicial da decisão administrativa que aplicasse a sanção acessória de inibição de conduzir, questionar não só a correcção da qualificação jurídica dos factos, mas a própria verificação dos factos e mesmo a ocorrência de vícios de vontade que tivessem inquinado a decisão de proceder ao pagamento voluntário da coima».

Segundo o TC, esta norma é inconstitucional, uma vez que, ao condutor que paga voluntariamente a coima, «não é consentido, na fase de impugnação judicial da decisão administrativa que aplicou a sanção acessória de inibição de conduzir, discutir a existência da infracção». E neste sentido, considera que este critério normativo «violava o direito dos cidadãos de acesso aos tribunais para tutela efectiva dos seus direitos e interesses legalmente reconhecidos».

Recorde-se que o artigo 175 do Código da Estrada de 2005 refere que «o pagamento voluntário da coima não impede o arguido de apresentar a sua defesa, restrita à gravidade da infracção e à sanção acessória aplicável».

05/04/09

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Hoje, comemorou-se o Dia Mundial da Juventude.

A Igreja Católica desenvolveu uma série de iniciativas, no sentido de sensibilizar os jovens a seguirem pelos trilhos de uma sociedade mais justa e fraterna.
Este ano coincidiu com o Domingo de Ramos, que proporcinou maior envolvimento.

31/03/09

ERA ASSIM NO SÉCULO XVI

PENSAMENTOS DE ONTEM 

Nada deve ser mais importante nem mais desejável (…) do que preservar a boa disposição dos professores (…). É nisso que reside o maior segredo do bom funcionamento das escolas (…).”

Com amargura de espírito, os professores não poderão prestar um bom serviço, nem responder convenientemente às [suas] obrigações.”

Recomenda-se a todos os professores um dia de repouso semanal: “A solicitude por parte dos superiores anima muito os súbditos e reconforta-os no trabalho.”

Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo.”

Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque “a honra eleva as artes.”

Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade.”

"I. 22. Para as letras, preparem-se professores de excelência

Para conservar (…) um bom nível de conhecimento de letras e de humanidades, e para assegurar como que uma escola de mestres, o provincial deverá garantir a existência de pelo menos dois ou três indivíduos que se distingam notoriamente em matéria de letras e de eloquência. Para que assim seja, alguns dos que revelarem maior aptidão ou inclinação para estes estudos serão designados pelo provincial para se dedicarem imediatamente àquelas matérias – desde que já possuam, nas restantes disciplinas, uma formação que se considere adequada. Com o seu trabalho e dedicação, poder-se-á manter e perpetuar como que uma espécie de viveiro para uma estirpe de bons professores.

II. 20. Manter o entusiasmo dos professores

O reitor terá o cuidado de estimular o entusiasmo dos professores com diligência e com religiosa afeição. Evite que eles sejam demasiado sobrecarregados pelos trabalhos domésticos."

Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599)."

___________________________________________

No Século XVI, pensava - se verdadeiramente num ensino de qualidade. Os Professores, principais actores nesse meio, tinham que estar devidamente motivados, para que pudessem transmitir,  objectivamente,  os seus ensinamentos ao seus alunos. 

27/03/09

SEMANÁRIO "SOL" EM ANGOLA NO DIA 28 DE MARÇO

Semanário Sol à venda em Angola a partir de sábado
Fonte: Agência Lusa - Editado por AD   
Sexta, 27 Março 2009
ImageO semanário Sol começa a ser distribuído em Angola no sábado, uma semana depois do final do processo de compra da maioria do capital do jornal pelo grupo de media luso-angolano Newshold, disse à Lusa o director. Ler Notícia

24/03/09

GASTRONOMIA DE MACAU

O Museu do Oriente vai servir comida Macaense no seu restaurante. 

Seguramente que irá divulgar a Gastronomia daquele Território Chinês.

23/03/09

O PAPA E OS DIREITOS DAS MULHERES EM ANGOLA

Papa em Angola: "Direitos das mulheres devem ser protegidos"
Fonte: Lusa - Editado por AD   
Monday, 23 March 2009
ImageO Papa defendeu domingo em Luanda que os direitos das mulheres devem ser "afirmados e protegidos", inclusivamente "através de instrumentos legais" onde isso se "revelar necessário", atribuindo, no entanto, um papel específico à mulher na sociedade.
Última Actualização ( Monday, 23 March 2009 )
Ler Mais...

DE BEIJÓS > A ANGOLA NA HORA DA DESPEDIDA DO PAPA

Centenas de pessoas despedem-se do Papa em Angola
Fonte: Expresso - Editado por AD   
Monday, 23 March 2009
ImageO Papa celebrou esta segunda-feira de manhã uma missa privada na capela da Nunciatura Apostólica. Bento XVI falou aos angolanos antes de partir para Roma. Largas centenas de pessoas estiveram nas imediações do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para saudar o Papa, que abandonou o país às 11h00 após uma visita oficial de quatro dias.
Última Actualização ( Monday, 23 March 2009 )
Ler Mais...

21/03/09

BEIJÓS E A VISITA PAPAL A ANGOLA II

Bento XVI insta classe dirigente a pôr fim à corrupção
Fonte: Lusa/RTP- Editado por AD   
Saturday, 21 March 2009
ImageO Papa Bento XVI fez na tarde de sexta-feira um apelo à classe dirigente africana para "acabar de uma vez por todas com a corrupção". Foi no Palácio Presidencial de Luanda, perante o corpo diplomático e as autoridades políticas e civis, que o Chefe da Igreja Católica entregou vários recados aos governantes angolanos, a quem instou a aproveitarem uma paz que "começou a lançar raízes".
Última Actualização ( Friday, 20 March 2009 )
Ler Mais...

20/03/09

BEIJÓS E A VISITA PAPAL A ANGOLA

Papa lembra desigualdades sociais em Angola
Fonte: Público - Editado por AD   
Sexta, 20 Março 2009
ImageO Papa Bento XVI lembrou esta sexta-feira, em Luanda, que as riquezas “materiais e espirituais” de Angola” devem ser mais bem distribuídas pelos seus habitantes e que o país deve usar o seu poder para ajudar a construir uma África mais solidária. Ler Notícia

13/03/09

PORTUGAL E ANGOLA PROCURAM SEGUIR EM FRENTE DE MÃO DADA

Imprensa angolana detalha "sucesso" da visita de Eduardo dos Santos a Portugal
Fonte: Lusa - Editado por AD   
Quarta, 11 Março 2009
ImageA comunicação social angolana destaca esta quarta-feira a visita do Presidente José Eduardo Santos a Portugal, sublinhando o que afirma ser o bom entendimento daquilo que os dois Presidentes pretendem para o futuro das relações entre Luanda e Lisboa. Ler Notícia